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Datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, e a Semana Santa é uma dessas datas importantes.

Os brasileiros aproveitam os feriados para viajar, conhecer novos lugares e reunir amigos e familiares.

Pensando nisso separamos 5 dicas que vão garantir o sucesso do seu estabelecimento nessa Semana Santa, continue lendo!

1 - Tenha uma equipe capacitada

Garantir uma ótima experiência para o cliente é fundamental!

Do atendimento até a cozinha, o foco dos colaboradores deve ser o mesmo: garantir a satisfação do cliente!

Ter uma equipe de atendimento que conheça todo o cardápio é fundamental para a boa experiência dos clientes, isso permite que o garçom faça indicações dos melhores pratos, bebidas e sobremesas de seu restaurante e ainda contribui para alavancar seu lucro.

Ter um bom sistema de gestão de salão de restaurante também pode fazer toda a diferença! Pois a agilidade para comandar os pedidos e também para fechamento de contas contribuirá diretamente no aumento do ticket médio da casa e no giro de mesas.

A cozinha também deve estar treinada e adaptada aos pratos do menu, pois isso é fundamental para garantir a agilidade na elaboração dos pratos e também manter a mesma qualidade e apresentação dos mesmos.

Chame funcionários extras, se tiver um bom sistema de gestão saberá qual foi o índice de aumento de demanda no ano anterior e isso facilitará a tomada de decisão de quantos extras precisará contratar.

Lembre-se que: A oportunidade de aproveitar o volume de vendas dessa Semana Santa será apenas nela, caso desperdice a chance, outra igual somente no próximo feriado, então vamos caprichar nesse planejamento.

2 - Capriche na decoração temática

Ovos de chocolate, coelhos, cenouras e outros itens típicos da data. Abuse da sua criatividade para colocar esses acessórios em locais estratégicos para decorar o ambiente do seu estabelecimento tornando-o chamativo e convidativo, para atrair clientes na Semana Santa.

Uma tendência bem econômica e prática para a data são os centro de mesa, essas peças de decoração são muito versáteis, trazem um charme especial para o ambiente e deixam todos no clima do feriado.

Uma boa música também pode ser um ótimo aliado da decoração, esse detalhe é um ponto chave para influenciar o freguês a passar mais tempo em seu estabelecimento, consumindo e consequentemente gastando mais.

3 - Prepare-se para receber os clientes

Com um volume de clientes diferente do seu dia a dia e com uma proposta mais animada, talvez seja interessante repensar seu modo de operação.

Pode ser uma boa ideia aumentar o tempo de atendimento e garantir que as portas estejam abertas para um número maior de famílias.

Outro ponto a ser considerado, é a forma de atendimento. Dependendo do caso, pode alterar para um modelo com comandas individuais. Se tiver uma propensão a receber um número elevado de pessoas, considerar comandar individualmente em vez de comandar por mesa pode ajudar no controle e aumento de faturamento.

Caso o foco seja um atendimento mais personalizado, com pouca rotatividade de mesas, comandar por mesa pode ser mais agradável para os clientes e nesse caso sem riscos para seu controle financeiro.

Outra ideia que você precisa considerar, é alterar a modalidade do serviço, como deixar tudo à la carte.

4 - Conquiste com seu Menu

A gastronomia é um dos pontos altos da Semana Santa, pratos típicos da época são apreciados quase que por unanimidade, como o tradicional bacalhau, o peixe e os frutos do mar.

Por que não planejar um menu especial para o feriado? Tente mesclar o conceito do seu restaurante com as receitas e ingredientes do período. E quem sabe talvez algum prato novo faça tanto sucesso que entre no seu cardápio?

Lembre-se também de oferecer uma carta de bons vinhos para acompanhar as refeições ou então vá além e crie harmonizações entre os seus pratos e algum vinho ou espumante.

Não se esqueça da sobremesa! Esse último momento também merece algo especial no feriado. Sem contar que aumentará seu ticket médio.

5 - Faça uma boa divulgação do seu restaurante para a Semana Santa

E para finalizar aproveite que o seu restaurante já está com uma bela decoração, cardápio excepcional e pratos irresistíveis, equipe contratada e preparada para o atendimento, para fazer uma boa divulgação dele.

Normalmente datas comemorativas tiram as pessoas de casa, e todo mundo quer ir a um lugar especial para celebrar. Isso faz com que alguns estabelecimentos fiquem cheios ou com filas grandes, ocasionando até mesmo a dispensa de alguns clientes.

Redes sociais são uma boa ideia, principalmente se você tiver planos especiais para a data. Caso formate algum tipo de funcionamento diferenciado dos demais dias, que pode chegar a utilizar a sua capacidade máxima, ressalte a possibilidade de reserva de mesas.

Saber que talvez não haja mais disponibilidade de reservas no futuro, deixa os clientes mais propensos a tomar uma decisão a curto prazo.

Por isso, é normal que as pessoas tenham um mínimo de planejamento antes de dias mais festivos e comecem a pensar onde ir com alguma antecedência.

Aproveite a ocasião para fazer a sua divulgação, no momento e da forma certa.

E então, que tal que tal começara organizar seu restaurante para a Semana Santa?

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