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A abertura de um restaurante representa para muitos brasileiros a realização de um sonho. Esse segmento compõe hoje 16% do total de empresas no Brasil, e estima-se que haja um milhão de bares e restaurantes no país. Isso não quer dizer que gerenciar um restaurante seja uma tarefa simples.

Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/SP), apenas 3 em cada 100 restaurantes conseguem se manter em funcionamento por mais de 10 anos e 35% desses, fecham em apenas 2 anos de trabalho.

Dessa forma, ter um bom planejamento e controle do negócio é fundamental para obter vantagem competitiva no mercado, principalmente estando em um cenário cada vez mais competitivo.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 erros fatais que podem acabar com o seu restaurante e como evitá-los. Confira a seguir:

Erro Nº 1: Ignorar o planejamento

Ter uma boa ideia e capacidade financeira para botá-la em prática é um passo importantíssimo para abertura de um novo negócio. O problema é querer empreender sem a estruturação prévia de um plano de negócios, sem mensurar os riscos, a viabilidade econômica e analisar se existe demanda para o produto no mercado.

O planejamento é a base do negócio e se não for bem elaborado, você pode sofrer sérios prejuízos financeiros por não estruturá-lo, ou não seguí-lo.

Dica: Se você tem uma ideia de negócio e quer empreender, primeiramente estruture um plano de negócio, e só depois parta para a execução. Caso você já possua um restaurante, mas ainda tem dificuldades em controlar seu negócio, considere investir em um sistema de gestão. (LINK PARA EASYASSIST)

Dessa forma você irá compreender de maneira mais simples o desempenho do seu estabelecimento com a melhora da organização das informações, possibilitando identificar pontos de melhorias em seu estabelecimento, auxiliando nas tomadas de decisão.

Erro Nº 2: Não controlar o estoque do restaurante

Ter um controle de estoque é essencial para o restaurante conseguir atender às necessidades dos clientes. Ser capaz de mencionar a quantidade correta de compra de mercadorias é um desafio para os donos de negócios do food services.

Se a compra de muitos produtos pode ocasionar o excesso em estoque, resultando em desperdícios de alimentos pela perecibilidade e consequentemente prejuízo financeiro. A compra de poucos pode gerar a perda de um cliente por não dispor dos ingredientes necessários para reproduzir o prato desejado, afetando sua imagem e lucratividade.

Dica: Para evitar esse problema, analise o fluxo de vendas do seu negócio e busque trabalhar com estoque enxuto. Além disso, uma boa alternativa já usada por muitos restaurantes é a automação dos processos de seu negócio investindo em um sistema de gestão que auxilie no controle de estoque, evitando desperdícios e prejuízos financeiros.

Erro Nº 3: Não se importar com o atendimento

Desde a entrada até o pagamento da conta, a equipe de atendentes do seu restaurante precisa proporcionar a melhor experiência de consumo para o seu cliente garantindo a satisfação dele. No entanto, muitos donos de restaurantes ainda não enxergam o cliente como o verdadeiro dono do negócio, e por isso não dão a devida atenção a um dos principais processos dentro de um restaurante, o atendimento.

Esse processo é essencial para garantir a fidelização em seu restaurante, ainda mais porque 70% dos clientes não retornam aos estabelecimentos devido ao mau atendimento recebido, segundo a ABRASEL.

Dica: Analise o comportamento dos seus colaboradores durante o atendimento. Ouça os feedbacks dos clientes com atenção e busque trabalhá-los, garantindo sempre a melhor experiência possível em seu estabelecimento.

Para encantar seus clientes com o melhor atendimento, invista em um bom sistema de atendimento para restaurantes, melhorando o desempenho dos seus colaboradores, diminuindo o tempo de atendimento e consequentemente aumentando seus lucros.

Erro Nº 4: Não saber lidar com o cenário econômico

Diante da crise, alguns empreendedores podem tomar decisões erradas na tentativa de reduzir custos para garantir a saúde financeira do negócio. Um dos erros mais frequentes é a substituição dos produtos de qualidade por similares de menor custo.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, e com clientes cada vez mais exigentes, essa decisão pode sacramentar a falência do seu negócio.

Dica: Quando houver a necessidade de reduzir gastos, opte pela redução das despesas ao invés dos custos de produção. Avalie os processos de seu negócio, e compare se a substituição dos insumos garantirá de fato o melhor custo benefício, pois em alguns casos, outros cortes pontuais como por exemplo a redução das porções dos pratos, pode ser mais eficiente sem comprometer a satisfação do cliente.

Erro Nº 5: Não garantir a segurança alimentar

Mesmo com a fiscalização da vigilância sanitária, muitos donos de restaurantes ainda não seguem à risca as normas pré-estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ter um ambiente agradável e atrativo, e sobretudo higiênico, é fundamental para proporcionar uma experiência positiva para os clientes.

Alimentos fora do prazo de validade, insetos na cozinha, sujeira nos utensílios, produtos mal conservados e funcionários sem higiene, são aspectos que só de você pensar já gera repugnância. Imagine como seria ir a um local destes, Horrível, não é?! O descuido com a higiene no ambiente do seu restaurante pode levar rapidamente o seu negócio a falência, além de pôr em risco a vida dos seus clientes.

Dicas: Primeiramente observe como está sendo realizado a higienização do ambiente do seu restaurante, assim como a de seus colaboradores. Observe como é feito o manuseio dos alimentos.

Invista na capacitação da sua equipe e nos ambientes do seu restaurante, garantindo que seu restaurante esteja de acordo com todas as normas previstas de segurança alimentar e melhorando a experiência do seu cliente.

Agora que você já conhece os erros que podem acabar com seu restaurante, tome muito cuidado com eles e aproveite para assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo!

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