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7 livros para varejistas que você deveria ler

Se você já pesquisou na internet sobre livros para varejistas é bem provável que não tenha encontrado muitas opções. Alguns sites sugerem títulos sobre o varejo, outros sobre vendas, entretanto o universo que compreende o dia a dia de um varejista é muito mais amplo do que isso.

É fato que a leitura pode mudar dependendo do nível de expertise em que se encontra. Livros para varejistas iniciantes que acabaram de montar o primeiro negócio podem ser diferentes daqueles que estão no mercado há mais tempo. No fim das contas, o que vale é se aventurar na leitura e extrair o máximo de aprendizado que puder, afinal todos são pertinentes.

Reuni nesse post 7 dicas de livros para varejistas que compreendem temas como empreendedorismo, vendas, liderança, marketing e outros. O meu conselho é que além destes, sempre vale a pena procurar por leituras mais aprofundadas e que possuam alguma relação com o seu tipo de negócio.

Confira abaixo nossas dicas e caso tenha outras sugestões para acrescentar, deixe um comentário pra gente!

1 : O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

O poder do hábito (Charles Duhigg)

A primeira leitura fala sobre hábitos. Em O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na Vida e nos Negócios, o autor Charles Duhigg mostra como os hábitos funcionam e como eles podem transformar o nosso cotidiano e as nossas vidas.

Você já imaginou trocar todos os dias o hábito de usar o elevador pelas escadas? Este é apenas um exemplo que vai trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

Agora imagine descobrir outras oportunidades de mudança que vão beneficiar tanto a saúde como também sua vida pessoal e profissional?

Um outro assunto importante abordado na obra, além da mudança de hábitos, é a criação de hábitos corretos. Não espere encontrar um livro que apenas diz o que você deve fazer. O Poder do Hábito vai te mostrar através de exemplos práticos como pequenas mudanças possibilitam que nossas vidas percorram um caminho mais longínquo e repleto de êxito.

2 : Clientividade - Como oferecer o que o seu cliente quer (César Souza)

Clientividade - Como oferecer o que seu cliente quer

Trazendo uma proposta que pretende revolucionar o mundo corporativo colocando os clientes no centro das decisões dos negócios, o consultor César Souza criou o termo e lançou Clientividade – Como oferecer o que o seu cliente quer.

Partindo do pressuposto de que "nós somos clientes e temos clientes" apresentado no breve livro de apenas 160 páginas e com uma linguagem dinâmica, o autor indica o caminho para fidelizar clientes de uma forma constante e rentável.

O livro ainda traz alguns cases reais que tenho certeza que você vai se identificar com algum deles, e até colocar em prática as soluções abordadas. Mais uma dica de leitura imperdível!

3 - Faces do Varejo (Diversos autores)​


Faces do Varejo (Diversos autores)

Uma boa forma de aprendizado é aprender com as histórias dos outros, concorda? No livro Faces do Varejo você vai encontrar tópicos sobre a evolução do varejo e histórias pessoais de profissionais que são apaixonados pelo tema.

Cada capítulo traz uma personalidade executiva contando a sua história, desafios, sucessos e fracassos que ajudaram a formatar a indústria varejista brasileira.

Essa é uma leitura obrigatória para todos que querem sobreviver em um mundo em constante transformação.

4: Gestão de custos no comércio varejista (Rodney Wernke)

Gestão de custos no comércio varejista (Rodney Wernke)

As livrarias e bibliotecas estão escassas de obras que estejam direcionadas a gestão de custos no varejo. Muitos dos títulos são voltados para custos fabris e o varejista aparece somente em exemplos adicionais.

Para suprir essa necessidade, o autor Rodney Wernke em Gestão de custos no comércio varejista traz diversos temas que objetiva contribuir para o entendimento dos principais conceitos e ferramentas gerenciais aplicáveis a gestão de custos e preçosde venda no comércio varejista.

Nele você vai encontrar tópicos como custo financeiro de estocagem, custo de compra e taxa de marcação para definir preço de venda, análise custo/volume/lucro no contexto varejista, planilhas para colocar em prática algumas aplicações e diversos cases da realidade brasileira. Esse é mais um dos livros para varejistas que você não pode deixar de ler!

5: Bom chefe, mau chefe (Robert I. Sutton)

Bom chefe, mau chefe (Robert I. Sutton)

Ser varejista também é ser chefe, e esse tema não podia faltar nas indicações. Considerada uma obra para tirar ou garantir o sono de quem é chefe, ela apresenta uma afirmação provocativa: “As pessoas não deixam as organizações, elas deixam maus chefes”.

Um livro recheado de cases e exemplos que vão ajudar a te mostrar em qual dos dois lados você está, se do “bem” ou do “mau”. Mas além disso, ele nos mostra em números o resultado quantitativo gerado como consequência do seu estilo de liderança.

6: Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital (Philip Kotler)

Marketing 4.0 - Do tradicional ao digital (Philip Kotler)

Não podia faltar um livro sobre marketing, não é?

Essa filosofia exige que as empresas estejam atentas ao comportamento do mercado e do consumidor. Acompanhar e entender o processo de mudança no comportamento dessas variáveis significa garantir a sobrevivência do negócio em um ambiente de grande competitividade.

Nada melhor do que sugerir pra este assunto o pai do Marketing moderno, Philip Kotler, com a sua obra Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital. Nesta leitura, Kotler fala como a conectividade alterou a forma como vivemos, como também mostra como podemos entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar novas práticas de marketing.


7: Mindset – A nova psicologia do sucesso (Carol Dweck)


Mindset - A nova psicologia do sucesso (Carol Dweck)

Em Mindset - A nova psicologia do sucesso, Carol Dweck aborda um conceito de que a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso. É a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, sucedidos ou mal-sucedidos.

Ela também define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, e a maneira como educamos nossos filhos. Uma leitura imersiva que convida o leitor a explorar lugares da mente que não costumamos visitar.

Outros livros para varejistas que também vale a pena ler

  • Marketing 3.0 (Philip Kotler)

Vale complementar a leitura de Marketing 4.0 com Marketing 3.0. Ele será uma base para que possa compreender de forma simplificada todas as gerações do marketing e focar na versão 3.0 que trata os clientes não como mero clientes, mas como seres complexos e multifacetados.

  • Quem mexeu no meu queijo? (Spencer Johnson)

Nesse livro você vai se aventurar em uma metáfora rápida e divertida sobre quatro personagens: dois ratos e dois humanos, todos do mesmo tamanho vivendo em um labirinto em uma busca incessante por queijo.

O queijo é visto com o que se busca na vida e o labirinto, o local onde se buscam esses anseios. Essa leitura é para todas as idades e traz ensinamentos que a gente leva pra toda a vida.

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