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Mercadoria Encalhada? Como fazer uma queima de estoque perfeita no varejo.

Mercadoria encalhada?

As datas comemorativas geralmente são ótimas para impulsionar as vendas, porem podem ocorrer sobras de mercadorias específicas de uma data ou mesmo troca de coleções.

Aproveite essas dicas para impulsionar ainda mais as vendas do seu estabelecimento. Confira como fazer uma queima de estoque em seu negócio!


Um desafio muito comum entre comerciantes e lojistas é lidar com o excesso de mercadorias encalhadas nas prateleiras de seus estabelecimentos.

Esse problema costuma se intensificar após datas importantes para o varejo ou em períodos de crise épocas em que muitos produtos acabam sobrando.

Nessas situações, uma boa estratégia é investir na queima de estoque.

Esse tipo de ação tem o objetivo de estimular o giro de mercadorias, afinal, quanto mais tempo elas ficam armazenadas nos depósitos, maior é o período que o dinheiro do negócio fica parado.

No entanto, por mais simples que o processo pareça, não basta apenas reduzir os preços dos produtos, é preciso muita preparação e planejamento. Caso contrário, a ação pode gerar prejuízo ao lojista. Portanto, se você está enfrentando esse tipo de desafio, esse conteúdo foi feito para você. Confira, a seguir, como realizar uma queima de estoque campeã em seu varejo:

Determine os produtos da queima de estoque

O primeiro passo para fazer uma boa queima de estoque é definir exatamente quais itens serão incluídos na promoção. Priorize aqueles em excesso nos depósitos, que podem ter uma boa saída comercial ou que estão ultrapassados. A principal dica é evitar produtos recém-lançados, pois, ao conceder descontos na fase de lançamentos, dificilmente o cliente aceitará pagar mais caro depois.

Além disso, procure analisar as porcentagens de descontos oferecidas. Para isso, considere não apenas o custo do produto, mas também seus gastos com impostos, operações e logística. Assim, será possível oferecer descontos sem afetar as finanças do seu comércio.

Fique atento ao calendário

Natal, Páscoa, dias das Crianças etc. Ao longo do ano existem diversas datas comemorativas que movimentam as vendas dos comércios e que podem ser ótimos aliados na queima de estoque, afinal, nessas ocasiões os consumidores já ficam mais dispostos a irem às compras.

Os produtos da promoção de queima de estoque podem ser bons atrativos para seus clientes nessas épocas, pois estão procurando produtos para presentear e essas promoções podem chamar a atenção deles tanto para esses itens da queima de estoque quanto para compra de outros produtos, que não estão em liquidação e isso fatalmente aumentará o ticket médio e o giro de estoque em seu estabelecimento.

Aproveite também os períodos em que o público costuma estar com maior poder aquisitivo, como início de mês, adiantamento e pagamento do 13º salário. Outra dica é valorizar eventos como a Black Friday, pois, além de ser uma data muito aguardada pelos clientes, ainda é uma oportunidade interessante para realizar promoções chamativas e oferecer bons descontos.

Estabeleça um plano especial de vendas

Para que a ação seja bem-sucedida, é fundamental que todos os colaboradores do estabelecimento estejam por dentro da proposta. Portanto, reúna sua equipe e apresente de maneira detalhada o seu plano de vendas.

Não deixe de informar quais são os produtos que participarão da promoção, as condições, os descontos que serão concedidos, as opções de negociação, as formas de pagamento e, ainda, as metas e expectativas que a loja pretende atingir com a queima de estoque. É importante destacar, também, a importância do trabalho de cada funcionário para o sucesso da ação.

Identifique as melhores estratégias

Como você deve saber, não existe apenas um recurso para realizar uma boa queima de estoque no varejo. Por isso, é preciso avaliar todos os expedientes antes de definir qual é a melhor tática para o seu negócio. Entre as principais, podemos destacar:

  • progressão de descontos;
  • compre 2, leve 3;
  • 50% de desconto na segunda unidade;
  • oferecimento de brindes;
  • combos promocionais, etc.

Para escolher a estratégia perfeita para a sua loja é preciso analisar o custo-benefício de cada uma delas, considerando, inclusive, as vantagens e os prejuízos que serão gerados.

Defina um prazo

Um dos principais objetivos de uma queima de estoque é proporcionar benefícios ao cliente — e não prejuízos. Assim, a sensação de ter feito um bom negócio pode fazer com que ele retorne outras vezes, mesmo em épocas sem liquidação.

Portanto, é importante manter claras as condições das promoções, incluindo a sua duração. O fato de a ação ter começo, meio e fim desperta no consumidor a sensação de que a oportunidade é única, ou seja, não pode ser perdida.

Outra dica interessante é que se a promoção tiver validade somente enquanto houver estoque, é fundamental destacar essa informação. Do contrário, pode ocorrer algum mal-entendido entre cliente e comércio.

Faça uma boa divulgação

Assim como os prazos e condições, a divulgação da promoção deve ser clara e objetiva. Portanto, anuncie apenas o que realmente será oferecido na ação. Lembre-se de que nada desagrada mais um consumidor do que ser atraído por um belo anúncio e descobrir que, na realidade, a oferta não condiz com o enunciado.

Portanto, para que a comunicação seja eficiente, é preciso investir em diferentes formatos de disseminação. Afinal, de que adianta oferecer promoções imperdíveis e não contar para ninguém, não é verdade?

Cartazes, pinturas nas vitrines, e-mail marketing, anúncios nas redes sociais ou nas mídias off-line são excelentes meios de divulgação. Para definir a melhor estratégia, é importante considerar o perfil do seu negócio e do público que você pretende atingir com a ação.

Tenha o público-alvo definido

Falando em público, outro passo fundamental para uma boa queima de estoque é ter o seu grupo-alvo bem definido. Se forem os consumidores antigos, cheque seu cadastro para analisar a melhor maneira de se comunicar com eles.

Já se o seu objetivo com a ação é conquistar novos clientes, utilize as promoções para atrair um público novo. Para isso, o apelo precisa ser tentador o suficiente para despertar a atenção do consumidor mesmo que ele não esteja disposto a comprar — durante um passeio, por exemplo.

Capriche nos anúncios

Um fator decisivo para atrair a atenção dos clientes é por meio de anúncios chamativos e atraentes. Por isso, procure investir em títulos informativos, descrições detalhadas e imagens coloridas e de qualidade. Utilize todo o seu poder de persuasão para encantar os consumidores e mostrar a eles como a sua promoção é realmente imperdível!

Invista em uma boa decoração

Durante a realização de uma queima de estoque é importante preparar o seu estabelecimento para apresentar todos os itens anunciados. Lembre-se que o objetivo da ação é impulsionar as vendas, o que pode atrair muitas pessoas para o seu comércio.

Organize o espaço de forma que os consumidores consigam transitar livremente pela loja e observar os produtos com conforto e tranquilidade, sem deixar de valorizar a decoração do lugar, obviamente. Quanto mais decorado e atraente estiver o seu PDV (Ponto de Venda), maiores serão suas chances de atrair clientes e converter as consultas em vendas.

Como você pode ver, estoque parado não é razão para pânico. Uma liquidação bem-feita é a oportunidade ideal para que você coloque em circulação os produtos encalhados e estimule o giro de mercadorias. Com dedicação, planejamento e criatividade, é possível conquistar excelentes resultados.

No entanto, para evitar que novos itens fiquem sem saída, não deixe de investir em um software de gestão para o seu negócio. Além de permitir um controle completo do seu estoque e reduzir os prejuízos com perdas de produtos, o sistema deve permitir a otimização do seu processo de compras.

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