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Ruptura de estoque: 3 dicas indispensáveis para evitar esse problemaRuptura de estoque: 3 dicas indispensáveis para evitar esse problema

Em uma linguagem bem usual, podemos definir a ruptura de estoque como o momento onde o seu cliente procura por algum item, perecível ou não, mas ele não está disponível para a venda. Situação bem chata para o cliente, não é?! Além disso, a probabilidade de ocorrer rupturas com produtos de alto giro é muito grande, então é de extrema importância que você planeje seu estoque assertivamente para as festas do final de ano que estão por vir.

É um fato que gerenciar assertivamente o estoque é a principal dificuldade para as empresas do varejo de autosserviço, tais como mercadinhos, supermercados e atacarejos. Se você é dono, sócio ou gerente de algum desses tipos de empresa, a mensagem principal que tenho para você é: você não está sozinho! Vou te ajudar a esclarecer alguns pontos que são críticos para o sucesso do seu gerenciamento de estoque. Lembre-se: faltar produtos nas gôndolas de sua loja no final de ano é perder dinheiro!

Para se ter a dimensão do tamanho do prejuízo que a ruptura de estoque traz para o sua loja, veja só esses números:

  • Diminui as vendas de sua loja em de 5% a 10%.
  • 70% da decisão de compra é tomada em frente à gôndola.
  • 32% dos clientes que não acham o produto que buscam vão para outra loja (Muito provavelmente seu concorrente).
  • 20% substituem por um produto de outra marca, provavelmente com margem menor.
  • 17% adiam a compra.

Dica 1: Invista na capacitação dos seus colaboradores!

As empresas muitas vezes investem em inúmeras ferramentas com o objetivo de ter uma boa gestão de estoque, mas, mesmo com tantos recursos, não conseguem alcançar esse objetivo. Por que será que isso acontece?! Bom, se sua loja tem as ferramentas ideais e, mesmo assim, não consegue ter um controle de estoque assertivo, certamente a causa-raiz desse problema é a sua mão-de-obra.
Invista sem medo na capacitação técnica do seu time, seja qual for a área. Sua empresa terá cada vez mais e melhores resultados. Ter processos e sistemas ideais mas não ter pessoas bem treinadas para trabalhar na sua empresa te faz perder dinheiro no final das contas.

Dica 2: Conheça seus clientes!

Você já se colocou no lugar do seu cliente no momento em que ele procura um produto e não acha? Deixa eu te falar uma coisa: ele se sente frustrado e você só tem a perder com isso. A frustração do seu cliente é uma grande inimiga da sua empresa e, se eu fosse você, ficaria o mais distante possível.

Entender o contexto social e hábitos de compra do seu público ajuda na previsão da procura por produtos da sua loja, tornando os processos de compra de mercadorias e ações promocionais mais assertivos. A falta de conhecimento sobre as preferências de compra dos seus clientes te faz perder dinheiro no final das contas.

Dica 3: Você precisa de um sistema para evitar a ruptura de estoque!

Ter todo um trabalho de organizar os processos da sua empresa, capacitando seus colaboradores, mas não ter uma ferramenta que permita análises claras do seu negócio são tempo e dinheiro jogados fora! Você precisa de um sistema que te propicie uma experiência única com tecnologia para a gestão do seu negócio, ágil, com ótima usabilidade e que garanta segurança para os seus dados.

O cenário ideal é que seu sistema faça a análise de uma ou mais lojas, munindo você de informações estratégicas para a tomada de decisão, além de proporcionar uma experiência mobile, otimizando o seu tempo e dando a oportunidade para a execução de ações estratégicas que evitem a ruptura de estoque.

Trabalhar sem um sistema que supra as suas necessidades de análises e que não otimize o seu tempo te faz perder dinheiro no final das contas.

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